terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lista dos países que mais perseguem cristãos

Como é costume cada ano, a organização "Portas Abertas" lança uma classificação dos 50 países segundo o grau de intolerância para com o cristianismo. A Coreia do Norte continua em primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo.

Lista dos 10 países com mais perseguição
  1. Coreia do Norte 
    Continua em primeiro lugar e apesar do governo tentar controlar a sociedade e eliminar toda a actividade religiosa, o cristianismo atrai cada vez mais norte-coreanos.
  2. Irão
    Sobe da terceira à segunda posição. As grandes quantidades de detenções de cristãos que começaram em 2008 agravaram-se em 2009.
  3. Arábia Saudita
    Nenhum registo de morte ou de agressão física foi registado em 2009, contrariamente ao ano anterior. A lei Islâmica continua a ser aplicada e o culto público não-muçulmano é proibido.
  4. Somália
    Sobe neste índice devido em grande parte ao voto unânime à instituição de lei islâmica. A Somália é um dos países em que a situação em relação aos cristãos se degrada mais este ano.
  5. Maldivas
    Um dos países menos evangelizados na Terra. Há apenas um pequeno grupo de cristãos, que praticam a sua fé privadamente, com muito medo de serem descobertos.
  6. Afeganistão
    O ano de 2009 foi difícil para a Igreja, uma vez que o islamismo aumentou na sua influência com a expansão dos Talibãs em muitas províncias.
  7. Iémene
    O Iémene continua na sétima posição. Pregar a muçulmanos é proibido e faz riscar aos então ex-muçulmanos a pena de morte. Apesar disso, o governo permite que imigrantes pratiquem sua fé.
  8. Mauritânia
    Um dos países em que a situação se deteriorou imenso este ano, passando do décimo-oitavo ao oitavo lugar. Uma das razões são as detenções e torturas de 35 cristãos mauritanos em Julho e 150 cristão sub-sarianos em Agosto de 2009.
  9. Laos
    Apesar de estar no top 10 e não haver melhora na liberdade religiosa, existem cerca de 200 mil cristãos neste país e a igreja continua a crescer.
  10. Uzbequistão
    A liberdade religiosa deteriorou-se durante o ano. Ficou evidente no aumento de invasões a cultos cristãos e no confisco de livros. Muitos cristãos foram presos, multados e sofrem de abuso físico e mental.
A fé cristã estende-se cada vez mais no mundo. Mas aonde a Igreja cresce mais, a perseguição, ela também se intensifica. E é exactamente o que este nova classificação mostra. O índice revela-nos que a situação na América do Sul melhorou : menos cristãos emprisionados no Peru, menos pastores mortos na Colômbia, e Cuba deixa um pouco de se focalizar nos cristãos. Mas esta situação não acontece em todo o lado. Nota-se que a islamização na Ásia central aumentou como no Quirguizistão que entrou neste índice devido em grande parte a uma nova lei sobre a religião.
Mas a cada dia, nós vemos Deus agir no mundo : por exemplo as viúvas no Nigéria perdoaram os assassinos dos seus maridos. Os cristãos no Iraque começam a reconstruir a sua vida depois da tempestade.

Demos glórias a Deus pelo seu Reino que continua a avançar na Terra e continuemos a orar pelos nossos irmãos e irmãs perseguidos.
Fonte: Agenda  Gospel/Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.